segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Mantras e Meditação



Os povos orientais ancestrais acreditavam que tudo o que existe são vibrações energéticas expressas de diferentes formas e que a matéria física não passa de uma densificação dessas vibrações…

No seguimento deste raciocínio esses povos acreditavam que a repetição de certas expressões sonoras de forma ritmada corresponde a uma poderosa alquimia sobre o corpo e a mente o que, subsequentemente, se reflecte em manifestações no ambiente que envolve quem os pronuncia e o seu circulo… É neste contexto que podem ser enquadrados os tão badalados mantras..
Importa, contudo, dizer que os mantras cabem dentro de um conceito muito maior … a meditação…

A meditação corresponde a uma técnica ancestral, muito comum, sobretudo no Tibete e na Índia, que recorre à repetição de sons, sílabas ou conjuntos de palavras com significado fonético e conteúdo próprio.
As ciências modernas já confirmaram que sons influenciam a química do corpo e da mente.

A meditação com mantras é, tradicionalmente, pronunciada em linguagem sascrita (linguagem primordial da Índia), contudo, não tem obrigatoriamente de assim ser.

Para além do Tara Verde, existem numerosos outros mantras que podem ser pronunciados durante a meditação, cada qual com um poder, significado e vibração especifica. São exemplos dos mantras mais comuns as seguintes sucessões de palavras:
Om
Om Tat Sat
Om Namah Shivaya

Sem comentários: