sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Om tare tuttare ture soha

A palavra mantra deriva da raiz MAN e do sufixo TRA. Man , por sua vez, deriva da palavra MANAS ( mente ) e significa pensar . TRA indica instrumentalidade e deriva da palavra TRANA, que significa controle. Assim, mantra é uma combinação de sons que nos auxilia a controlar a própria mente. Num sentido mais amplo, pode ser definido como uma combinação de sons, feita dentro de uma certa disposição rítmica, com a finalidade de emitir vibrações sonoras que produzam efeitos determinados sobre o ambiente em que vivemos.


Um dos que gosto mesmo muito é o da Tara Verde ou mantra of Joy.



Tara é a protectora dos fracos e dos oprimidos como também é uma excelente guia para os grandes místicos. Ela é a estrela guia e a protectora actuando nos recantos mais profundos da nossa mente. Ela é a guia e a instrutora de muitos santos, gurus e lamas na tradição do Budismo Tibetano. Ela sozinha pode nos trazer à iluminação.

Verde é uma cor associada ao vento que indica movimento e também indica karma. Consequentemente, uma rapidez da acção aplicada às nossas condições: esta é a ajuda da Tara Verde.


Se a observarmos, veremos que sua mão esquerda está em um mudra de conceder refúgio: seu polegar e dedo anelar pressionados juntos que simboliza a prática conjunta de método e sabedoria, e os três dedos restantes estão levantados para representar as Três Jóias de Refúgio - Buda, Dharma e Sangha. Sua mão direita está em uma postura chamada da Dádiva Suprema simbolizando sua habilidade de suprir os seres, quaisquer que sejam os seus desejos.

Seu rosto é tranquilo. Seu olhar é contemplativo. Ela olha para cada ser como uma mãe olha para seu filho.

Tara que significa "estrela"é um Bodisatva da Compaixão. Ela representa compaixão na acção e por isso sua perna direita está ligeiramente adiante indicando que ela está pronta para a acção, a qualquer momento, para nos ajudar.

A perna esquerda recolhida indica sua renúncia das paixões mundanas. Ela usa os ornamentos que indicam a conquista da perfeição da generosidade, moralidade de alguem quem tomou os votos Mahayana de alcançar o Budato para o benefício de todos os seres. Ela leva os três lotus: um botão, um meio-aberto e um totalmente desabrochado. Isto simboliza desdobramento espiritual; ou que ela, a manifestação corpórea das atividades iluminadas, é a Mãe dos Budas do passado, presente e futuro.

Tara está sentada sobre um lotus que é uma linda flor que nasce da lama. No Budismo o lotus representa o caminho que a Mente Iluminada toma a partir da lama do mundo.

O seu mantra é: Om tare tuttare ture soha que como qualquer mantra pode ser recitado ou cantado...
- OM significa os sagrados corpo, fala e mente de Tara.
- TARE é a liberação do sofrimento verdadeiro, o sofrimento do samsara, nossos agregados que estão sob o controle da desilusão e do karma.
- TUTTARE , a liberação dos Oito Grandes Medos; internos e externos; das desilusões e também do karma.
- TURE , a liberação da ignorância da absoluta natureza do Eu. Ela mostra a verdadeira cessação do sofrimento.
- SOHA significa "possa o significado do mantra se enrraizar em minha mente."



01. Young Girls` Mantra of Joy.mp3 - HSU Ching-yuen


Existem 21 taras diferentes, cada uma com o seu nome, cor, simbolismo e mantra respectivo... A Tara Verde é a principal e todas as outras são manifestações dela.



Um abraço fechado e até uma próxima...

3 comentários:

Paula disse...

Sonhe com aquilo que você quiser,
vá para onde você quer ir,
seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida e nela só temos uma chance para fazer aquilo que queremos.

Jokas, obrigada baixinha :)

Paula disse...

Minha doce amiga, desculpa só agora te responder, mas esta história de ontem não eras mãe e hoje já és é de doidos, uma correria malika.
Mas está tudo a correr bem com o meu fofinho e cada dia estou mais apaixonada por ele.
E sei hoje ke ele foi o menino ke Deus tinha guardadinho para mim.
Jokas baixinha :)
P.S. Hoje vou a tua casa com o meu baixinho eheheheheh

Catarina Cunha Fernandes disse...

Sem saber bem porquê, este sempre foi um dos meus mantras favoritos. Depois de ler o texto, na busca do conhecimento, fiquei a perceber. Obrigada! Catarina.